O bebê de dois meses Gabriel Jorge da Silva, sequestrado na Ilha do Leite, no Centro do Recife, na última sexta-feira (18), foi encontrado na manhã desta terça-feira (22). A mulher que o teria levado prestou depoimento na sede da Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente (GPCA) e foi autuada em flagrante.
Ela foi identificada como Eliane Maria da Silva, de 22 anos. É dona de casa e mora no Engenho Guerra, no município de Ipojuca, no Grande Recife. Em depoimento, a acusada confirmou a versão dada pela mãe do garoto, Giovana Maria da Conceição, de 20 anos, de que ambas teriam passado o dia conversando no Imip, enquanto aguardavam uma consulta. Nesse período, inclusive, Eliane disse que chegou a segurar Gabriel no colo algumas vezes. Quando a mãe foi ao banheiro, porém, aproveitou e fugiu com a criança.
O menino foi levado para a casa da de Eliane, em Ipojuca. Segundo familiares, ela teria perdido um bebê recentemente e não contou à ninguém. Após um tempo sumida, retornou com Gabriel nos braços dizendo ser seu filho. Os parentes contam que chegaram a estranhar o tamanho da criança. Quando viu que a notícia estava na mídia, Eliane resolveu procurar ajuda e foi aconselhada a devolvê-lo no Imip.
A criança está sob os cuidados de uma assistente social do hospital materno-infantil de Pernambuco, enquanto Giovana está a caminho do Recife. Eliane Maria foi autuada em flagrante pelo crime de subtração de incapaz, que é inafiançável. A pena dela pode variar de 2 a 6 anos de reclusão.
11H