Notícias

Especialista esclarece dúvidas sobre candidíase vaginal

Por: em 10/05/2013 às 01h20 atualizado em 10/05/2013 às 01h21

images

Candidíase é uma doença causada por um fungo do gênero Candida , tendo como agente mais frequente envolvido nesta patologia a Candida albicans, esta levedura habita normalmente a pele, mucosa oral, vaginal e trato gastrointestinal. As mulheres grávidas e com taxas elevadas de glicose são o maior alvo desta micose. É uma doença que pode ser transmitida através de contato sexual e em algumas situações podem ocorrer casos de candidíase grave.

Fatores que podem desencadear a doença?

Baixa na imunidade, uso prolongado de antibióticos e corticoídes, uso indiscriminado de anticoncepcionais, uso de DIU (dispositivos intra-uterino),condições patológica como diabetes, câncer, AIDS, dentre outros.
Sintomas:

Pode ocorrer coceira (prurido) na vagina e vulva, corrimento branco, ardor ao urinar e dor durante a relação sexual.
Diagnóstico:

È realizado pelo exame clínico na consulta ginecológica e através do diagnóstico laboratorial pela técnica da lâmina direta e cultura do fungo, bem como através do Papanicolau.

Tratamento:
O uso de pomadas ou cremes vaginais com antifúngico ou admistração do mesmo por via oral, sob indicação médica.

Cuidados para evitar a candidiase:
Manter uma higiene intima diária;
Usar preservativos nas relações sexuais;
Evitar uso de roupas inadequadas (tecidos sintéticos, roupas muito justas) dando preferência a roupas íntimas de algodão;
Evitar o uso de desodorantes íntimos ou produtos que alterem o PH vaginal. (Autora: Gleiciere Maia Silva, Biomédica, Especialista em Micologia e Microbiologia Médica e Mestre em Biologia de Fungos)

Comentários

Desenvolvido por: