Eventos Notícias

Festival promove prática de wheeling em Serra Talhada

Por: em 23/04/2013 às 22h44 atualizado em 24/04/2013 às 01h54

Halley_01704bd

Esporte criado nos Estados Unidos na década de 70 anima nesta quinta (25) em Salgueiro e sexta (26) em Serra Talhada os amantes das duas rodas, durante o Shineray Verão Fest, realizado pela Shineray Motos, empresa do setor automotivo, com sede no Cabo, em Pernambuco. O projeto itinerante, que conta com o expertise do bicampeão brasileiro de Wheeling, o paraibano Halley Amorim, vem correndo todo o Nordeste, em datas programadas, sempre das 17h à 22h. Esta prática com motocicleta, não muito convencional e polêmica, começou a ser desenvolvida pelo californiano Doug Domokos, e consiste em realizar manobras ousadas em que força e equilibrio são exgidos ao máximo pelos praticantes.

São muitas as diferenças entre as motocicletas utilizadas no dia a dia, e as máquinas preparadas para o Wheeling. As motocicletas são especialmente preparadas para a prática dowheeling, pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se variadas potências, desde 50cc a 1200cc. Geralmente, são tirados componentes da parte dianteira como painél, setas e farol. Mas, o próprio Halley trabalha com quadriciclo, o que torna a prova ainda mais difícil. São desenvolvidas diversas manobras como Borrachão (que consiste em manter o atrito da roda traseira, em alto giro, e o chão; Enceradeira (em que o piloto durante o zerinho, arrasta uma de suas mãos no chão); Grau (diversos movimentos onde a moto é empinada com a roda traseira no chão); e o Joelinho (em que a moto é erguida com o apoio do joelho, geralmente o piloto consegue fazer curvas nesta manobra). Já existem diversas entidades desta modalidade como a ABRAWHEELING e ABRAM, associadas à Confederação Brasileira de Wheeling.

Halley_469824

Halley Amorim fará exibição de manobras que proporcionou a conquista do bicampeonato antecipado do Circuito Brasileiro de Stunt Wheeling, em outubro, na cidade de São Miguel/SP. E, no Shineray Verão Fest, o público poderá ver pessoalmente as possibilidades deste esporte com motos e quadriciclos da marca, que ainda poderão ser conferidos em showroom e test drives.A iniciativa ainda conta com palestras sobre equipamentos de segurança, importância da CNH e educação no trânsito, além de distribuição de brindes.

Voltado aos usuários de motocicletas de baixa e médias cilindradas, a iniciativa ainda pretende realizar palestras educativas e orientações sobre direção defensiva, leis de trânsito, uso de equipamentos de segurança. Com isto, o projeto agrega também uma preocupação social ao debater a importância dos adereços adequados, boa manutenção do veículo e a pilotagem racional, com vista à redução de acidentes de trânsito com motos. (Secretário do Povo)

Comentários

Desenvolvido por: