A Câmara de Vereadores de Serra Talhada sedia nesta quarta-feira (23) a solenidade de lançamento da segunda fase do “Programa Criança com Todos os Seus Direitos”, realizado pela Fundação Abrinq – ONG Save the Children. Foram convidados para o evento representantes de organizações não governamentais e do poder público para conhecer e firmar compromisso com as ações feitas pelo Programa, que visa melhorar o desenvolvimento e garantir a sobrevivência de crianças de 0 a 5 anos nas regiões semiáridas brasileiras.
Conforme a Fundação Abrinq, na primeira fase do Programa foram beneficiados 19 municípios pernambucanos. Na segunda etapa, que se estende até 2015, outros 16 municípios de Pernambuco vão receber as ações. Além de Serra Talhada, a segunda fase vai contemplar Belém de São Francisco, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Cedro, Flores, Floresta, Itacuruba, Mirandiba, São José do Belmonte, Santa Cruz da Baixa Verde, Verdejante, Triunfo, Serrita e Terra Nova.
Em Serra Talhada será apresentada a ‘Análise da Situação dos Direitos da Criança do Semiárido’, expondo os desafios para a segurança do desenvolvimento e sobrevivências das crianças no semiárido. Também será enfatizado o tema “O direito à Educação Infantil de Qualidade” da Semana de Ação Mundial.
Está prevista a participação de representantes do Governo do Estado, Programa Mãe Coruja, prefeitos, secretários municipais, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entidades não governamentais que atuam na área da primeira infância, Conselhos Setoriais com ênfase para a Saúde, Educação e Assistência Social, conselheiros tutelares, Ministério Público, Vara da Infância e Adolescência, entre outras autoridades.
Coordenado pela Fundação Abrinq – Save the Children, o Programa Criança com Todos os Seus Direitos conta com apoio financeiro da Comissão Europeia, com parceria da Associação Civil de Articulação para a Cidadania (ACARÍ), Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), Programa Mãe Coruja de Pernambuco, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Centro Nordestino de Medicina Popular (CNPM), Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC), entre outros. (Alvinho Patriota)
11H