Após reclamações de muitos brasileiros sobre dificuldades no acesso ao Caixa Tem, o Governo Federal decidiu antecipar o calendário de saques do novo auxílio emergencial.
A medida foi anunciada nesta quinta-feira (15), durante live do presidente Jair Bolsonaro, que se mostrou incomodado com o intervalo existente entre os depósitos digitais e os saques do benefício.
De acordo com o Correio Braziliense, o pagamento da primeira parcela do novo auxílio emergencial começou no último dia 6, mas só poderia ser sacada entre 4 de maio de 4 de junho. O intervalo tinha como objetivo evitar aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal, mas acabou sendo revisto depois das queixas de Bolsonaro.
“Antecipamos ao redor de 15 dias porque percebemos que conseguimos realizar o pagamento com segurança, seja do ponto de vista do Caixa Tem, quanto do ponto de vista de minimização de filas”, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Dessa forma, os saques serão antecipados para o período entre 30 de abril e 17 de maio. Os saques seguem escalonados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
“A mudança mais significativa é para os aniversariantes dos últimos dois meses do ano. Pelo calendário que vigorava até agora, os nascidos em novembro poderiam realizar os saques em 1º de junho. Agora, eles poderão retirar o dinheiro em 14 de maio”, ressaltou o Ministério da Cidadania.
Veja as novas datas do saque da primeira parcela do novo auxílio emergencial:
Nascidos em janeiro: 30 de abril
Nascidos em fevereiro: 3 de maio
Nascidos em março: 4 de maio
Nascidos em abril: 5 de maio
Nascidos em maio: 6 de maio
Nascidos em junho: 7 de maio
Nascidos em junho: 10 de maio
Nascidos em agosto: 11 de maio
Nascidos em setembro: 12 de maio
Nascidos em outubro: 13 de maio
Nascidos em novembro: 14 de maio
Nascidos em dezembro: 17 de maio