Brasil - Mundo Notícias

Governo utiliza 77% dos recursos para combate à Covid-19

Por: em 10/10/2020 às 17h33 atualizado em 10/10/2020 às 17h35

O governo federal usou até agora 77% dos meios cedidos para as ações de combate à pandemia Covid-19. Dos R$ 44,2 bilhões livres em crédito extraordinário, foram saldados R$ 34,2 bilhões. O balanço foi feito ontem (09) pela equipe do Ministério da Saúde em entrevista pública virtual.

Elcio Franco, secretário executivo da pasta, disse que o montante ainda não utilizado se deve a ações com retornes que ainda serão feitos. “É importante destacar que parcialmente ainda não foram totalmente pagas por se tratarem de despesas que ainda não foram executadas na integralidade. Temos recursos para habilitação de leitos e precisamos de reserva orçamentária para atender a demandas de estados e municípios”, destacou.

Na entrevista, os gestores do órgão atualizaram os números de equipamentos e materiais direcionados a estados e municípios. Até o momento 11.188 ventiladores pulmonares foram adquiridos.

O Ministério da Saúde preparou 14.646 leitos de Unidades de Terapia Intensiva. A habitação consiste no repasse de recursos para custeio de parte dessas estruturas, ao mesmo tempo que alguns custos são de responsabilidade dos estados e municípios. No total, foram delongados 7.844 leitos. A habilitação dependeu de custeio durante três meses e a renovação por mais um mês.

Os leitos de suporte ventilatório possuíram 1.256 unidades competentes e 438 prorrogadas. Esta modalidade é aquela intermediária em que não há os mesmos meios das UTIs, mas concedem um apoio a pacientes com dificuldades respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, foram entregues 281,2 milhões de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sendo elas 200 milhões de máscaras cirúrgicas, 36,9 milhões de luvas, 20,8 milhões de máscaras N95, 3,1 milhões de aventais e 2,3 milhões de óculos e protetores faciais. Via: Diário de Pernambuco

Comentários

Desenvolvido por: