O governo decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado até o último dia de dezembro deste ano. A medida busca conter a alta no preço do alimento.
A redução temporária está restrita à quantidade de 400 mil toneladas, incidente sobre arroz com casca não parabolizado e arroz semibranqueado ou branqueado não parabolizado.
A proposta foi apresentada pelo Ministério da Agricultura e a decisão final foi obtida durante a reunião do comitê-executivo da Camex (Câmara de Comércio Exterior) nesta quarta-feira (09).
A Camex é o órgão do governo responsável por definir alíquotas de importação e exportação, fixar medidas de defesa comercial, analisar regras de origem de acordos comerciais e outras atribuições. O comitê-executivo é integrado pela Presidência da República e pelos ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo na terça (08), o presidente Jair Bolsonaro analisava o corte do imposto de importação de produtos da cesta básica para evitar possíveis críticas por uma eventual volta da inflação puxada pelo preço do arroz e de outros itens.
No entanto, outros produtos, como milho e soja também poderão ter o mesmo tratamento para conter a alta de preços. Mas deverão ser tratados em uma outra rodada de encontros. Via Folha PE