Curiosidades Notícias

Líridas atinge o pico nesta semana! Saiba como ver a chuva de meteoros

No Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão vantagens em relação ao restante do país. Por lá, pode-se esperar até 16 meteoros por hora

Por: em 21/04/2020 às 14h49 atualizado em 21/04/2020 às 14h49

Nos próximos dias, teremos a oportunidade de assistir aos momentos mais intensos da Líridas, a chuva de meteoros que acontece todos os anos no mês de abril. O fenômeno começou no dia 14 e vai até o dia 30, mas o pico está previsto para a madrugada do dia 22 – espera-se que vejamos em média 18 meteoros por hora.

Infelizmente, essa média não será visível para todos. Como a chuva de meteoros acontece na direção da constelação de Lyra – por isso recebeu o nome de Líridas -, os habitantes do hemisfério norte serão privilegiados com 10 a 20 meteoros por hora. Aqui no hemisfério sul, serão observáveis 7 a 15 por hora, o que também não é nada mal!

No Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão vantagens em relação ao restante do país. Por lá, pode-se esperar até 16 meteoros por hora. Já na região Sul, serão visíveis apenas 7 por hora. Ainda assim, este é um dos eventos astronômicos mais admirados, porque pode ser acompanhado por qualquer um e a olho nu, sem a necessidade de nenhum equipamento especial. Basta olhar para o céu e esperar as “estrelas cadentes” aparecerem!

Neste ano, a Líridas acontecerá durante a fase nova da Lua. Isso é uma ótima notícia, pois a drástica redução da luminosidade lunar ajudará ainda mais a enxergar os meteoros. Em 2019 não houve tanta sorte – a Líridas ocorreu durante a fase mais brilhante da Lua.

Fonte: Canaltech

Comentários

Desenvolvido por: