O município de Serra Talhada recebeu, nesta sexta-feira (11), o PPA Participativo e Popular da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
O encontro faz parte de uma série de seminários regionais que estão acontecendo para debater o Plano Plurianual 2024-2027 do Governo do Estado. Os deputados estaduais Luciano Duque e Dani Portela capitanearam o evento, que aconteceu na câmara municipal da cidade.
Lideranças, representantes de entidades, associações e movimentos sociais, além de vereadores do município e de regiões vizinhas, participaram da conversa. O vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores de Serra, Manoel Enfermeiro; o juiz Marcos Gadêlha; e a secretária de Desenvolvimento Agrário, Eli Viegas, compuseram a mesa.
O combate à violência contra a mulher, a criança e ao adolescente, e o apoio à agricultura familiar foram alguns dos temas mais abordados. Luciano Duque reforçou o coro dos presentes falando sobre a importância de ampliar o número de delegacias especializadas no atendimento à mulher, principalmente, no interior do estado.
“É preciso implantar novos centros especializados de atendimento à mulher, em uma parceria prefeitura e governo do estado, para oferecer de fato uma rede de apoio à mulher em situação de violência”, disse.
O deputado também destacou ações necessárias e importantes na área da saúde pública, uma pauta permanente do seu mandato. “Precisamos trazer um centro de atendimento oncológico e serviços de hemodinâmica para o Hospital Eduardo Campos. E ainda pensar na construção de um hospital regional em Petrolina para atendimento da população da região do sertão do São Francisco”. Duque lembrou também da necessidade melhorar o abastecimento de água em todo o interior.