Mais de mil aves silvestres foram encontradas na manhã deste domingo (28) próximo ao Mercado do Cordeiro, no Recife, em apreensão considerada a maior do Estado e uma das maiores do País. “O que mais chamou a atenção foi a forma como os animais estavam acondicionados: uma grande quantidade de aves por gaiola”, disse a major Erika Melcop, comandante do Cipoma (Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente), órgão da Polícia Militar, que liderou a ação.
Galo de Campina, Azulão, Canário da Serra e Sabiá, aves que vêm do Sertão e do Agreste do Estado, estavam entre as cerca de dez espécies achadas. Dois Pintores Verdadeiros, que estão “praticamente em extinção”, segundo Melcop, também foram localizados.
PRISÃO – Três homens foram autuados em flagrante por crime de tráfico de animais silvestres. Roberto José dos Santos, Fábio Nascimento de Souza e José Roberto da Silva estavam em uma casa próxima ao Mercado do Cordeiro que servia como depósito dos animais. “Já vínhamos fazendo o levantamento sobre o tráfico que acontecia nas feiras da Madalena e do Cordeiro, e os elementos que foram detidos são os fornecedores das aves”, explica a major.
O trio foi levado à Polícia Federal, já que há indício de tráfico internacional de animais. Autuados em flagrante, seguem para o Cotel. “Apesar do potencial enorme do crime que cometeram, infelizmente a pena deles vai só até quatro anos”, lamentou a comandante.
As aves serão encaminhadas ao Ibama, onde ficarão em quarentena para receber alimentação, medicamento e depois serem reinseridas no habitat natural.
Fonte: NE10
11H