Notícias

Mais um ‘novo vírus’ da gripe é encontrado na China

Encontrado em porcos

Por: em 30/06/2020 às 17h05 atualizado em 30/06/2020 às 17h05

Enquanto o mundo ainda enfrenta a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), com mais de 10 milhões de casos da COVID-19, agora, uma nova cepa do vírus da gripe foi identificada por um grupo de cientistas, na China, em porcos. A novidade recém-descoberta pode ter potencial para se tornar uma segunda pandemia, já que esse vírus pode infectar humanos, também.

Por enquanto, os pesquisadores chineses tentam entender melhor essa descoberta e impedir que o vírus sofra mutações ainda maiores, o que poderia causar, por exemplo, melhor capacidade de infecção e transmissão de pessoa para pessoa. Em última escala, isso poderia terminar em um novo surto global a partir do novo vírus — chamado, provisoriamente, de G4 EA H1N1.

Como é um novo vírus, igual foi o coronavírus no final de 2019, as pessoas não têm imunidade e nem seus sistemas imunológicos estão preparados para a infecção desse patógeno. Nesse sentido, os riscos são maiores, por isso, é necessária uma rápida contenção desse agente viral. De acordo com um artigo publicado na revista PNAS, medidas para controlar esse vírus em porcos e o monitoramento rigoroso dos trabalhadores de fazendas suínas devem ser, rapidamente, implementados.

Fonte: Canal Tech

Comentários

Desenvolvido por: