As prisões aconteceram nas cidades de Itapissuma, Itamaracá, Olinda e Recife, onde foram encontradas armas e drogas. Inicialmente, a Operação São Gonçalo foi deflagrada para cumprir 15 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão. Entretanto, uma mulher foi presa em flagrante com drogas, totalizando 16 prisões. Os outros 15 detidos são homens, sendo cinco menores.
Ao todo, 150 policiais participaram da operação, que teve a investigação iniciada no final de dezembro de 2011, pela equipe da Delegacia de Itapissuma. O núcleo de inteligência do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também participou das investigações. Todas as pessoas presas estão sendo levadas para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.
Os dez homens serão levados para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. A mulher presa em flagrante por tráfico vai para a Colônia Penal Feminina do Recife. Os cinco adolescentes serão levados para a Fundação de Socioatendimento Educativo (Funase), no bairro da Boa Vista. (G1)