Notícias Serra Talhada

No pajeú, Serra Talhada lidera ranking de transparência da Covid-19

Por: em 08/07/2020 às 15h16 atualizado em 08/07/2020 às 15h17

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) divulgou nesta terça-feira (07) um panorama de transparência da Covid-19 no Estado. O resultado foi obtido através de um estudo realizado pelo órgão para avaliar a transparência dos municípios pernambucanos na divulgação de dados relativos a contratos e aquisições destinados ao enfrentamento do novo coronavírus.

Serra Talhada e Flores ficaram entre os municípios mais bem avaliados pelo estudo.

O trabalho foi apresentado pelo auditor de controle Externo, Gustavo Diniz, e pela diretora de Controle Estadual do TCE, Ana Luísa Gusmão, com a participação da coordenadora de Controle Externo, Adriana Arantes.

Dos 17 municípios que compreendem a região do Pajeú, o município de Serra Talhada está entre os 5 mais transparentes quanto aos gastos para enfrentamento à doença. Já o município de Tuparetama, na mesma região, teve o menor percentual de transparência pública nas contratações e aquisições relacionadas à COVID – 19.

Outra cidade destaque é São José do Belmonte, no Sertão Central. O resultado apontou o portal da transparência do município atendeu 8 dos 9 critérios avaliados pelo TCE-PE. Um dos destaques da transparência do município é uma seção específica sobre a Covid-19 com a divulgação de todas as informações sobre contratos e aquisições, como nome, CPF ou CNPJ do contratado, prazo do contrato, valor e referência ao processo de contratação/aquisição. Apenas 01 quesito avaliado foi reprovado por questões de funcionalidades. Trata-se do E-SIC, ferramenta que é disponibilizada em nosso portal e que já atende todos os requisitos do TCE e CGU.

Rankig do Pajeú

Com base no diagnóstico, o Tribunal de Contas vai encaminhar Alertas de Responsabilização a 113 municípios que apresentaram um maior número de irregularidades sobre transparência nos gastos com Covid-19. (Entenda).

Comente aí embaixo sua Opinião! E se você gosta do conteúdo do Portal Nayn Neto nos ajude compartilhando as matérias! Siga a gente no Instagram: @portalnaynneto e no Facebook: Portal Nayn Neto

Comentários

Desenvolvido por: