Neste domingo (18), foi anunciado que o vereador e presidente da Câmara Municipal de Gravatá, no Agreste Pernambucano, Leo do Ar (PSDB) é o novo presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O resultado foi divulgado após eleição realizada no Colégio Modelo de Gaibu, localizado no Cabo de Santo Agostinho.
Integrante da chapa 01, Leo possuiu 45% dos votos (422 no total). Durante entrevista, ele afirmou que uma das principais iniciativas de sua gestão será readaptar o modelo da marcha nacional dos vereadores para Pernambuco.
Eleito três vezes como presidente da Câmara de Gravatá, Leo do Ar conta com mais uma liderança. Desta vez, será como presidente da UVP, que irá liderar ao lado do vice Zé Benga (Avante), vereador do município de Cedro, no Sertão. Segundo o novo presidente, o objetivo é “reorganizar a casa”.
Ele disse: “E também fazer jus ao parlamento municipal. O vereador é a figura mais próxima da população, estamos aqui para fortalecer ainda mais todos os vereadores pernambucanos, porque com o vereador fortalecido quem ganha é o povo”.
Dentre as principais propostas de sua gestão, o tucano destacou duas, uma delas voltada para inovações no Estatuto da União de Vereadores. “O Estatuto caducou, envelheceu então temos que inová-lo”, afirmou. Outra proposta, mencionada com entusiasmo, é baseada na Marcha dos Vereadores e Vereadoras do Brasil, realizada em Brasília.
O intuito é readaptar o modelo nacional para uma marcha estadual que una todos os vereadores e vereadoras de Pernambuco.
“O intuito é que parlamentares não precisem sair de Pernambuco para participar de uma marcha de vereadores, vamos implantá-la aqui no nosso estado. Nós precisamos e merecemos”, avaliou. Tendo Recife como a cidade escolhida para a realização do evento, o objetivo da marcha é dar visibilidade “as deficiências de cada micro e macro regiões, vamos englobar todas as pautas e levá-las para a marcha de vereadores e vamos reivindicar o direito do Parlamento Municipal, impulsionando também o contato com o nosso povo”, frisou Leo do Ar.
Quando questionado sobre os projetos de enfrentamento à pandemia, o vereador disse que a UVP trabalhará para “coordenar e orientar todas as Câmaras Municipais de Pernambuco no combate à Covid-19”.
“O papel da UVP é parecido com o do Ministério Público, a gente não indaga, a gente recomenda. Vamos fazer de um modo organizado e competente para que todas as Câmaras pernambucanas respeitem todos os protocolos estaduais”, falou. A posse do novo presidente da União dos Vereadores de Pernambuco tem previsão para ocorrer nesta quarta-feira (21), no município de Gravatá. Via Diário de Pernambuco