Embora ainda seja considerado alto, o número de homicídios registrados em Pernambuco durante o Carnaval caiu 10,6% em relação ao ano passado. De acordo com a Secretaria de Defesa Social do Estado, foram contabilizados 59 homícidios da 0h da sexta-feira (17) até 24h da terça-feira (21). Em 2011, 66 pessoas foram assassinadas.
O balanço preliminar foi realizado pela Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE e levou em consideração apenas os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). Ou seja, roubos, estupros e tráfico de drogas, por exemplo, não entram na contagem.
OPERAÇÃO DE SEGURANÇA – Segundo o Governo do Estado, 35.829 mil profissionais trabalharam para garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval. A operação teve início no dia 05 de fevereiro com a prévia Virgens de Verdade/Abraça Brasil em Olinda. Foram investidos 6 milhões de reais, um incremento de 31,7% em relação a 2011.
A operação também contou com 268 câmeras de videomonitoramento, trabalho coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social – Ciods. Sendo 68 delas direcionadas para o percurso do Galo da Madrugada e ruas adjacentes. O Sítio Histórico de Olinda contou com 16 câmeras fixas que ajudaram o policiamento durante os dias de folia. (Do NE10)
11H