Brasil - Mundo Notícias

Nuvem de gafanhotos se aproxima, e preocupa autoridades no Brasil

Praga pouco conhecida.

Por: em 24/06/2020 às 09h12 atualizado em 24/06/2020 às 09h12

A nuvem de gafanhotos que chegou à Argentina e se aproxima do Brasil preocupa pesquisadores e autoridades brasileiras por ser uma praga ainda pouco conhecida e que é capaz de causar danos enormes às lavouras agrícolas.

Antes de chegar à Argentina, a nuvem de gafanhotos passou pelo Paraguai e, por lá, destruiu plantações de milho. De acordo com monitoramento da Argentina, os insetos devem seguir em direção ao Uruguai.

Isso preocupa o Ministério da Agricultura do Brasil, já que, ao realizarem este percurso, os gafanhotos passarão pelo oeste dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Segundo um relatório do Ministério da Agricultura da Argentina, a espécie de gafanhoto que avança na América do Sul, chamada Schistocerca cancellata, causou danos severos à produção do país nos anos 1960 e ainda é “pouco conhecida”. Novos ataques do inseto voltaram a ser relatados no país vizinho somente em 2015.

“(A praga) Tem permanecido na sua fase ‘isolada’, que não causa danos às lavouras, uma vez que não forma as chamadas ‘nuvens de gafanhotos’. Recentemente, voltou a causar danos à agricultura na América do Sul, em sua fase gregária (formação de nuvens)”, afirmou o ministério. Com informações do G1.

Comentários

Desenvolvido por: