Uma das peças mais importantes do rei do cangaço, e que é conhecida internacionalmente, foi roubada no último domingo á noite da Casa da Cultura em Serra Talhada. Trata-se dos famosos óculos de Lampião. A raridade, que faz parte da imagem de Virgulino, simplesmente sumiu em plena visitação na noite do último dia 11. O pior é que a Casa da Cultura não tem sistema de vigilância com câmeras, nem muito menos a presença da guarda municipal, o que facilitou o roubo. A peça pode ter sido furtada por colecionadores, como diz a nota. O Presidente Tarcisio Rodrigues emitiu comunicado a imprensa relatando o episódio:
COMUNICADO
A Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada comunica e torna público que na noite do dia 11 de dezembro (domingo), no horário entre 18 e 22 h. foi furtado do acervo do MUSEU DA CIDADE um par de óculos em ouro 16 que pertenceu a Virgolino Ferreira da Silva (Lampião).
A peça em questão é de valor inestimável pela sua importância histórica. Foi tema de documentário do canal history Channel (Detetives da História) e foi autenticada como legítima, de propriedade do “rei” do cangaço, tendo sido doada ao Museu da Cidade por descendentes de antigo “coiteiro” do cangaceiro.
O furto aconteceu no horário de visitação, e uma vez que não possuímos câmeras de segurança, não fazemos idéia de suspeitos do crime.
O fato foi registrado na delegacia de polícia através do BO nº 11E267004129. Perícias técnicas já foram efetuadas no local e comunicados estão sendo expedidos para diversas partes do país, já que por tratar-se de uma peça de reconhecimento internacional, poderá tentar ser negociada com colecionadores ou museus.
É lamentável a perda, e lamentável também a atitude de se furtar um bem que na pertence ao povo, que resgata e conta um pouco do nosso passado, para talvez, deixar-se repousando em um ambiente onde somente uns poucos egoístas poderão contemplar.
A história de um povo se conta através de fragmentos que chegam até nós, e é um patrimônio de todos, tentar apossar-se desse patrimônio é crime hediondo, e no mínimo um ato de extremo egoísmo.
A Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada lamenta profundamente tal perda, e se desculpa perante toda sociedade por não ter conseguido guardar devidamente este patrimônio público, prometendo que providências serão tomadas e que todos os cuidados serão redobrados.
Fundação Casa da Cultura de Serrra Talhada
Tarcisio Rodrigues
Presidente
11H