Após o período da quarentena com medidas mais restritivas e feriadão da Semana Santa, as aulas presenciais no Estado de Pernambuco estão liberadas para retomar nesta segunda-feira (05).
A volta será feita de forma gradual e iniciará pelas escolas da rede privada, com os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e pelas universidades públicas e privadas. Esses níveis de ensino já podem retornar nesta segunda, assim como as demais atividades pedagógicas.

As unidades de ensino devem seguir os protocolos de distanciamento social, prevenção, proteção e monitoramento.
Na última quarta-feira (31), durante o anúncio da retomada, o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, informou que o cronograma gradual seguirá até maio e a volta do aluno deve ser permitida pelos pais.
“O retorno dos estudantes às escolas é decisão das famílias, devendo ser oferecido o modelo virtual ainda”, informou, ao lembrar da permanência do modelo híbrido, com rodízio entre aulas presenciais e virtuais.
As aulas haviam sido suspensas no dia 18 de março, no início da quarentena decretada no Estado para conter o agravamento da pandemia de Covid-19.
Na próxima segunda-feira (12), poderão voltar os alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio na rede privada.
O cronograma segue com a rede estadual em 19 de abril. Neste dia, o retorno está autorizado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do do Médio integrado à Educação Profissional, o EJA Médio, o Travessia Médio, a educação em prisões, os cursos técnicos de nível médio (concomitante ou subsequente), a Educação Infantil e os anos Iniciais do Fundamental.
Na semana posterior, em 26 de abril, será a vez do 2º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação profissional, dos anos finais do Fundamental, do EJA fundamental e do Travessia Fundamental;
Por fim, no dia 3 de maio, voltam o 1º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação Profissional, os anos finais do Fundamental e o atendimento socioeducativo.
Segundo o secretário Marcelo Barros, as escolas são um ambiente seguro em relação à transmissão da Covid-19.
“Nós temos convicção, baseado em diversos estudos nacionais e internacionais, de que a escola é um ambiente seguro, desde que os protocolos sejam seguidos. A contaminação da Covid-19 no ambiente escolar é relativamente baixa”, afirmou. Com informações da Folha PE