Da Agência Brasil
O número de denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais ultrapassou o triplo no período de dez dias, em Pernambuco.
De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 25 de agosto, a quantidade de registros era de 256. Já neste domingo (04), cerca de 883 casos já tinham sido relatados, através do aplicativo Pardal, disponível em aparelhos celulares do tipo smartphone.
Dentro desse período, o aumento consolidado corresponde a 244,9%. Ainda segundo o TRE, o número de denúncias é acima ao de São Paulo – 668 – assim como ao de Minas Gerais, que soma 632. Os dois estados, inclusive, após Pernambuco, possuem o maior número de registros no Pardal. Além disso, todas essas regiões também estão relacionadas ao fato de ter mais eleitores em todo o país, uma vez que, juntas, somam aproximadamente um terço do eleitorado brasileiro.
No estado do Nordeste, a maior parte das denúncias pertence a Recife (382), informou o TRE. Posteriormente, os municípios de Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru, no Agreste, geraram 72, 56, 39 e 34 ocorrências, respectivamente.
O aplicativo Pardal pode ser utilizado por qualquer pessoa para encaminhar denúncias. Ao realizar a ocorrência, é necessário comunicar o nome e o CPF do denunciante, além de elementos que comprovem a existência do acontecimento, como por exemplo, vídeos, fotos ou áudios.
Os dados são expostos de forma confidencial. O usuário pode responder pelo ato, caso haja com má-fé, e ficará sujeito a possíveis penalidades.