A Álamo Clínica Multidisciplinar está inaugurando, em Pernambuco, um projeto social inovador que visa aumentar a qualidade do atendimento a crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a custos reduzidos. A iniciativa pioneira, resultado de uma parceria com pesquisadores canadenses, consiste em oferecer um espaço físico e virtual que utiliza a telemedicina para atender os pacientes.
Sob a coordenação do renomado médico e mestre em ciências da saúde pela Universidade de Ontario, Dr. Bruno Gino, a clínica disponibilizará 400 consultas por mês mediante preenchimento de uma ficha cadastral na própria clínica. As 50 primeiras vagas serão totalmente gratuitas e as demais com taxa social. Mais informações pelo fone: (81) 99989-0119. A Álamo Clínica Multidisciplinar fica na Avenida Visconde de Suassuna, 214, Santo Amaro, Centro do Recife.
As gestoras da Clínica Álamo, Heloisa Torres e Cassia Almeida, destacam a importância da tecnologia para tornar o atendimento a pacientes autistas ainda mais assertivo e de qualidade. O projeto visa tornar o atendimento mais humano, ágil e eficiente, com o objetivo de superar as barreiras enfrentadas pelas famílias, como longas listas de espera, estresse e atrasos no apoio às crianças e seus pais.
A telemedicina surge como uma alternativa eficiente e econômica para enfrentar essas barreiras, especialmente para pacientes autistas que enfrentam dificuldades para realizar tarefas que fogem de sua rotina. A abordagem virtual pode ajudar as famílias que têm dificuldades em acessar os cuidados de saúde devido à distância geográfica e a longas listas de espera, além de ajudar no diagnóstico precoce e intervenção desde os cuidados primários até os mais especializados.
Com o apoio da telemedicina, a clínica para tratamento ao TEA pode adotar estratégias como encaixar a consulta em um horário que converse com a rotina do paciente, aliviando a tensão do paciente e tornando o atendimento mais humanizado. O projeto social da Clínica Álamo é uma iniciativa inovadora que promete aumentar a qualidade do atendimento a pacientes a custos reduzidos, proporcionando a essas crianças e suas famílias um acesso mais fácil e eficiente aos cuidados de saúde de que necessitam.