Notícias

Pernambuco passa um dia inteiro sem homicídio pela primeira vez desde 2004

Por: em 01/05/2013 às 11h00 atualizado em 01/05/2013 às 11h00

Na última segunda-feira (29) o estado de Pernambuco passou 24 horas sem registrar nenhum homicídio nos seus 174 municípios. É a primeira vez que isso ocorre desde janeiro de 2004, quando a administração passou a produzir estatísticas sobre a segurança pública. Nesse período de quase dez anos, cerca de 5 mil pernambucanos deixaram de perder a vida, de acordo com a Secretaria de Defesa Social.

Segundo o governador Eduardo Campos, neste ano, 43 cidades não registraram assassinatos. Entre elas estão Limoeiro, Agreste. Desse total, sete não contabilizaram homicídio desde o ano apssado. Os números também mostram que o Recife acumulou 52 dias sem contar homicídios em 2013.

“Esse resultado é histórico. Isso se deve, principalmente, à articulação do programa de segurança Pacto pela Vida, implantado em 2007. Nova Iorque, nos Estados Unidos, uma das maiores cidades do mundo, somente conseguiu esse efeito em 29 de novembro do ano passado”, compara o governador.

Segundo o secretário da defesa social, Wilson Damázio, o foco da polícia, agora, é os crimes de proximidade. “Pernambuco já teve 33 homicídios numa segunda-feira. Devemos comemorar essa conquista. Agora, vamos concentrar esforços nos delitos que ocorrem no âmbito familiar, como o contra mulher. Já conseguimos reduzi-lo em 38,8%”, declara. (JC)

Comentários

Desenvolvido por: