Notícias

Personagem da internet estimula crianças a se mutilarem

Polícia Federal alerta pais e responsáveis por crianças

Por: em 29/06/2020 às 16h18 atualizado em 29/06/2020 às 16h53

A Polícia Federal (PF) passou a investigar um novo personagem da internet que estaria estimulando crianças a se mutilarem, além de ameaçá-las. De acordo com a PF, Jonatan Galindo, o Homem Pateta, como se intitula virtualmente, o suspeito induz crianças a cometer suicídio e ensina táticas de mutilação.

A Polícia também informou que as ações do suspeito ocorrem através desafios onde o personagem dá instruções e pede para que as crianças sigam. As respostas podem ser através de mensagens de texto, vídeo e até ligações ao vivo, que logo são excluídas pelas vítimas a pedido de Jonatan.

O novo personagem lembra outros casos como baleia azul, momo e o caso da rasteira. De acordo com a polícia, o Homem Pateta teve seu perfil criado inicialmente na Europa e no México em 2017, e apesar de não haver casos confirmados no Brasil, algumas contas com codinome Jonatan Galindo já apresentam conteúdo em português.

A Polícia Federal alerta que os pais devem manter um vínculo de amizade e cumplicidade com os filhos, ter um conhecimento básico sobre internet, computação e redes sociais. Outro alerta que a PF informou é que os responsáveis devem evitar altas exposições dos filhos online, seja por fotos ou vídeos, além de acompanhar os conteúdos consumidos pelas crianças. 

Do Blog O Povo com a Notícia

Comentários

Desenvolvido por: