No dia 19 deste mês, uma chuva de meteoritos caiu em Santa Filomena (PE),pela primeira vez. Agora, a pequena cidade do sertão conta com a presença de novos pesquisadores e “caçadores de meteoritos” do Brasil e de outros países.
Junto aos moradores, eles vasculham a mata e terrenos em busca das pedras. A única pousada da cidade, que funciona junto de um posto de gasolina, virou “centro comercial”, onde meteoritos maiores podem valer mais de R$ 100 mil.
Os primeiros cientistas a chegarem na cidade de Santa Filomena, a 719 km do Recife, foram quatro pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), liderados pela curadora do Setor de Meteoritos do Museu Nacional da UFRJ, Maria Elizabeth Zucolotto.
“Chegamos no dia seguinte à chuva de meteoritos e já não tinha lugar para se hospedar na pousada da cidade. Estamos hospedadas na casa de uma moradora”, conta Zucolotto. O foco deles é achar pedras de mais de 4,6 bilhões de anos, formadas antes de o planeta Terra existir. Via G1
Comente aí embaixo sua Opinião! E se você gosta do conteúdo do Portal Nayn Neto nos ajude compartilhando as matérias! Clique e siga a gente no Instagram @portalnaynneto e no Facebook: Portal Nayn Neto.