A Polícia Federal desencadeou nesta terça-feira (12), uma operação de busca e apreensão de documentos e computadores na sede da Superintendência da Conab, no Recife, para investigar denúncias de irregularidades envolvendo a gestão de Valdomiro Sampaio, indicado pelo deputado federal Silvio Costa (PTB).
Estão sendo recolhidos documentos com contas referentes aos anos de 2009, 2010 e 2011, envolvendo recursos da ordem de R$ 50 milhões. Valdomiro é acusado de falsificação de documentos, descumprimento de normas da empresa e possível desvio de recursos públicos. A acusação foi feita há trinta dias por um dos funcionários da Conab, que foi exonerado do cargo.
No ano passado, foram elaborados 104 projetos dentro do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que tem a finalidade de fortalecer o agricultor familiar local, especialmente os que produzem em pequenas quantidades, e que atende a necessidade das cidades, como a merenda escolar. Juntos, os projetos somaram recursos da ordem de R$ 33 milhões. Todos os projetos foram iniciados, alguns deles estão parados devido a irregularidades que teriam sido detectadas.
Hoje pela manhã, cinco agentes da Polícia Federal chegaram à sede da superintendência no Recife para dar início à operação. No mesmo momento, dois auditores da Conab de Brasília chegaram ao local com o objetivo de apurar as denúncias. O grupo ficou surpreso com a gravidade do caso. (Magno Martins)
11H