Após enfrentar chuvas acima da média, a Prefeitura de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, está realizando uma campanha para ajudar moradores que tiveram suas casas atingidas pela água. O município decretou situação de emergência.
De acordo com dados oficiais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), desde a última sexta-feira (04) foram registrados mais de 174mm de chuva no município, 11 vezes mais do que era previsto para a época do ano.
A campanha “Parnamirim Solidário” é voltada para a arrecadação de itens de higiene, roupas, calçados, lençóis, toalhas, eletrodomésticos e móveis. As doações devem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social, das 8h às 14h.
A gestão municipal também ressalta que a Defesa Civil já está trabalhando no caso, além de realizar avaliação e auxiliar a população com ajuda de voluntários. As Secretarias de Infraestrutura, Saúde, Desenvolvimento Social, e Vigilância Sanitária também estão dando todo suporte aos atingidos pelas chuvas.
Segundo a Defesa Civil estadual, até esta segunda (07), 172 pernambucanos haviam ficado desabrigados e 279 foram desalojados. 11 cidades já foram afetadas pelas chuvas, sendo duas delas no Sertão de Pernambuco, em Parnamirim e Petrolina. De acordo com um balanço realizado pela Defesa Civil de Pernambuco, o município sofreu com alagamentos e a queda de muro de alvenaria. Informações do G1 Petrolina