A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, iniciou um programa de capacitação e apoio aos artesãos da cidade em parceria com o Sebrae. O programa incluiu uma curadoria para identificar as habilidades de cada artesão, visando aprimorar e atualizar seus conhecimentos. Durante esse processo, foi oferecida a oportunidade de obtenção da Carteira Nacional do Artesão para aqueles que ainda não a possuíam, bem como a renovação para aqueles que já a possuíam.
No dia 15 de junho, ocorreu a entrega da Carteira Nacional do Artesão a 40 artesãos, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Serra Talhada – CDL.
O Secretário Elyzandro Nogueira destacou as vantagens de se estar capacitado e possuir a carteira nacional do artesão. “Toda a assistência que oferecemos aos artesãos, de forma gratuita, contribui significativamente para sua profissionalização, garantindo dignidade a essas pessoas. A carteira oferece inúmeras vantagens, sendo um documento válido em todo o território nacional, oficializando a atividade artesanal. Os portadores da carteira têm acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), além das ações do Serviço de Inovação e Tecnologia (SebraeTec)”, pontuou.
Representando a prefeita Márcia Conrado, o vice-prefeito Marcio Oliveira ressaltou o compromisso da gestão em apoiar essa categoria. “A prefeitura não apenas oferece espaços para os artesãos nos eventos organizados por ela, mas também investe em iniciativas como esta, que capacitam e abrem portas para grandes eventos em todo o país, por meio da Carteira Nacional do Artesão. Essa carteira permite a participação dos artesãos em eventos de destaque, promovendo respeito e dignidade a essas pessoas”, afirmou.