Os 40 presos que cumprem pena no regime semiaberto no Presídio de Salgueiro (PSAL) passaram a ser monitorados a partir desta quarta-feira (18) pelo sistema de tornozeleira eletrônica e GPS. Portando os equipamentos, os detentos que saírem do presídio pelo benefício do “salvo- conduto” para visitar familiares por sete dias, nas cinco saída por ano, passam a ser rastreados em qualquer parte do mundo. O rastreamento é feito por telefonia celular e via satélite. Em todo o Sertão pernambucano apenas os presídios dos municípios de Salgueiro e Petrolina possuem o sistema de monitoramento. A primeira saída de presos do PSAL com tornozeleira eletrônica aconteceu na manhã de hoje. Foram enviadas 17 tornozeleiras com GPS pela Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (SERES-PE).
De acordo com o agente penitenciário, supervisor do Centro de Monitoramento de Reeducandos de Salgueiro (CEMER), Elkson Barbosa, os beneficiários do regime semiaberto foram divididos por grupos, definidos por tipificação penal (grupo 1: homicídio; grupo 2: crimes de menor periculosidade; grupo 3: roubo; grupo 4: tráfico). Cada grupo é liberado em dias diferentes, evitando a saída de todos os presos do regime diferenciado. Os componentes dos grupos são monitorados 24 horas por dia, sete dias por semana, pela equipe do CEMER de Recife.
Elkson explica que se o lacre da tornozeleira for rompido, o reeducando estará cometendo o crime de evasão, voltará para o regime fechado e ainda responderá por dano ao patrimônio público, já que o equipamento pertence ao Estado. O diretor do PSAL, Carlos Acácio, enfatiza que o sistema de monitoramento por tornozeleira eletrônica é uma grande conquista para toda a população do Sertão Central, que poderá ficar mais tranquila com as saídas dos beneficiários do semiaberto. Ele revelou para a reportagem do Blog Alvinho Patriota que detentos do regime semiaberto de outros presídios, que são monitorados pela tornozeleira, estavam pedindo transferência para o Presídio de Salgueiro, com más intenções. (De Alvinho Patriota)
11H