Da PRF
Mobilidade e segurança viária estão no foco da Operação São João 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que começa na quinta-feira (22) e segue até domingo (25). A iniciativa irá reforçar a fiscalização para coibir condutas que colocam em risco a segurança de quem viaja nesse período, e busca conscientizar motoristas e passageiros sobre o papel de cada um na construção de um trânsito mais humanizado.
A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é de que haja um aumento de 30% no fluxo de veículos na BR 232, o que equivale a cerca de 90 mil veículos circulando por dia na rodovia. Cidades como Gravatá, Bezerros e Caruaru, no Agreste, Arcoverde e Petrolina, no Sertão, devem ser mais procuradas nesse período.
A Lei Seca completou 15 anos na segunda-feira (19) e, mais uma vez, as blitzes para coibir a embriaguez ao volante serão intensificadas na operação. Além de verificar a documentação e os equipamentos obrigatórios, a PRF irá convidar o motorista para realizar o teste com o etilômetro, também conhecido como bafômetro.
Cabe lembrar que quem se recusa a realizar o teste também é autuado com uma multa no valor de R$2.934,70 e recebe sete pontos na carteira de habilitação, além de estar sujeito à suspensão do direto de dirigir por 12 meses. Se o índice aferido no aparelho for superior a 0,33mg/l ou se o condutor apresentar sinais de embriaguez, ele será conduzido a uma Delegacia de Polícia Civil e poderá responder por crime de trânsito.
Os condutores, passageiros e pedestres precisam compreender que podem contribuir diretamente pela redução da violência no trânsito. O comportamento de cada um fará a diferença no aumento ou na redução dos índices de acidentalidade.
Para reforçar esse entendimento, a PRF irá intensificar as ações educativas que buscam orientar sobre condutas para reduzir a gravidade das colisões. A utilização do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, a adoção dos equipamentos de retenção para crianças, além do uso do capacete bem afixado nos condutores e passageiros de motos reduzem a gravidade de ferimentos e preservam vidas no trânsito.