(professor Jorge Zaverucha) |
A Justiça Federal de Pernambuco, através do juiz César Arthur Cavalcanti de Caravalho, condenou o professor Jorge Zaverucha, do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por assédio sexual contra uma aluna. Em maio do ano passado, o docente foi acusado por uma mestranda, que também é funcionária da instituição, de tê-la apalpado os seios e as nádegas durante uma reunião para orientação no mestrado.
Na decisão, datada no site da justiça federal como sendo do dia 11 de maio, o professor deverá cumprir uma pena de 1 ano e 9 meses em regime aberto, pagar R$ 50 mil à vítima- valor referente à acusação de danos morais -, além de ter que doar 10 cestas básicas no valor de R$ 100, por mês, a uma entidade carente.
De acordo com o processo, o professor cumprirá a pena em regime aberto porque não há agravantes contra o mesmo. Zaverucha também perderá o cargo de servidor federal, o qual ocupava há 20 anos, e deverá prestar serviço a uma entidade pública durante uma hora por dia. (NE10)
11H