Do INMET
Durante os próximos dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará mais ativa (se mantendo com configuração de banda dupla), padrão que, juntamente com os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, favorecerá a formação de nuvens de chuva sobre a Região Nordeste.
Desta quinta-feira (23) até, pelo menos, a próxima terça (28), a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e eventuais rajadas de vento em uma ampla área do centro-norte do Nordeste (neste período, não se descartam acumulados de chuva significativos, podendo superar os 100 milímetros, principalmente, entre o norte do Maranhão, Piauí e Ceará). Áreas do semiárido, especialmente dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, terão chuvas localmente fortes, assim como no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Sergipe.
As figuras 1a e 1b mostram o aumento de umidade no nível de 700hPa (aproximadamente 3.000 metros) na região Nordeste entre os dias 23 e 26/02, de acordo a última atualização do modelo numérico COSMO 7km. As análises feitas desse campo, combinado com o perfil atmosférico, desde a baixa até a alta troposfera, do modelo Cosmo e também de outros modelos numéricos de previsão do tempo, corroboram para a conclusão de que há condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas/raios e rajadas de vento, principalmente, no setor centro-norte da região (desde o litoral até o interior).
Devido às atualizações diárias dos diversos modelos meteorológicos e a dinâmica da própria atmosfera, se faz necessário o acompanhamento da atualização da previsão do tempo, bem como dos avisos meteorológicos especiais emitidos no decorrer dos próximos dias.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.