O meia Ronaldinho Gaúcho está de volta à seleção brasileira. Nesta quinta-feira (18), o astro do Flamengo foi chamado pelo técnico Mano Menezes para defender a equipe no amistoso contra Gana, que será disputado no dia 5 de setembro, na cidade de Londres, no Craven Cottage Stadium. Além do vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, outros 23 atletas fazem parte da lista.
Ronaldinho Gaúcho havia sido convocado apenas uma outra vez por Mano Menezes. O meia foi convocado para amistoso contra a Argentina, disputado em novembro de 2010, no qual a seleção brasileira foi derrotada por 1 a 0 em Doha, no Catar. O astro teve atuação apagada e não foi mais lembrado pelo treinador, que agora se rendeu ao excelente desempenho de Ronaldinho no Campeonato Brasileiro.
A presença do lateral-esquerdo Marcelo na lista de convocados da seleção brasileira é a outra novidade. O jogador do Real Madrid se envolveu em polêmica com Mano Menezes por supostamente ter forçado uma dispensa para retornar ao seu clube quando foi chamado para amistoso contra a Escócia, realizado em março.
Agora, porém, Marcelo parece ter sido perdoado pelo treinador, que não convocou o lateral-esquerdo André Santos, que falhou na derrota da seleção brasileira para a Alemanha por 3 a 2, em 10 de agosto, na cidade de Stuttgart. Até então, ele havia sido convocado para todos os jogos do Brasil.
Maicon, que está contundido, é outro lateral tradicionalmente convocado por Mano Menezes a ficar fora da lista para o amistoso com Gana. A ausência do jogador da Inter de Milão abriu espaço para que o treinador chamasse Danilo, do Santos, que está defendendo a seleção brasileira no Mundial Sub-20.
Outra novidades da convocação é o goleiro Fábio, do Cruzeiro. Para a posição, o treinador não chamou o gremista Victor, que vinha sendo presença constante na seleção. Os atacantes Leandro Damião, do Internacional, e Hulk, do Porto, também foram lembrados por Mano Menezes para o amistoso do Brasil com Gana. Já Fred, do Fluminense, ficou de fora.
Confira a lista de convocados da seleção brasileira:
Goleiros – Julio Cesar (Inter de Milão), Fábio (Cruzeiro) e Jefferson (Botafogo)
Laterais – Daniel Alves (Barcelona), Adriano (Barcelona), Danilo (Santos) e Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros – Lúcio (Inter de Milão), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco) e Thiago Silva (Milan)
Meio-campistas – Ralf (Corinthians), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Lucas Leiva (Liverpool), Elias (Atlético de Madrid), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Lucas (São Paulo), Ganso (Santos) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Atacantes – Alexandre Pato (Milan), Hulk (Porto), Leandro Damião (Inter), Robinho (Milan) e Neymar (Santos)
Fonte: Agência Estado
11H