Dois casos de ‘Influenza H1N1 – Gripe A’ foram registrados em Salgueiro no mês de junho. Um dos casos terminou com a morte da paciente, sendo a primeira vítima fatal este ano da gripe suína no estado de Pernambuco. A vítima é uma mulher de 42 anos, portadora de Síndrome de Down, que teve complicações com a doença por ter histórico de baixa imunidade. A mãe dela, uma mulher de 76 anos, também adquiriu H1N1, mas conseguiu ficar curada.
Os dois casos foram os primeiros confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde em todo Pernambuco. A secretaria não revelou os nomes das vítimas. De janeiro a julho deste ano foram notificados 11 suspeitas de Influenza H1N1, mas apenas os casos de Salgueiro foram confirmados. No ano passado uma morte foi registrada e seis casos notificados.
A suspeita é que as mulheres tenham sido contagiadas pela doença após viajarem para a cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Depois que retornou a Salgueiro, a mulher de 42 anos apresentou os sintomas da gripe suína, cansaço respiratório, dores pelo corpo e febre. Ela foi internada em um hospital da cidade, mas morreu 24 horas depois. O sepultamento aconteceu no dia 1° de julho, mesma data em que a mãe da vítima começou a apresentar os sintomas da doença. Em todo o país morreram 210 pessoas este ano por gripe suína. (Alvinho Patriota)
11H