![]() |
(Fonte da foto: www.doctorfungus.org) |
Dermatofitoses ou tinhas, conhecidas comumente como ‘’impinges’’, são micoses de pele, cabelos, pelos e unhas causadas por fungos dermatófitos. Este grupo de fungos é frequentemente encontrado causando micoses e é composto por espécies de Epidermophyton, Microsporum e Trichophyton, que habitam o solo e animais.
As lesões das dermatofitoses na pele tem o aspecto de placas com bordas em alto relevo e avermelhadas, formando círculos, como ilustra a imagem abaixo. Podem coçar bastante e localizar-se em diferentes partes do corpo. No couro cabeludo, o fungo parasita o fio capilar interna e/ou externamente, podendo degradar inteiramente a fibra,causando perda do cabelo no local da lesão. Nas unhas, essa micose se apresenta como um espessamento ou descolamento da unha a partir de sua parte mais externa. A frieira ou ‘’pé de atleta’’ é a dermatofitose nos pés, caracterizada por bolhas, descamação e rachaduras principalmente entre os dedos, que causam muita coceira e ardor.
O contágio das dermatofitoses geralmente ocorre pelo contato pessoa a pessoa e com animais domésticos, pelo uso de objetos pessoais de terceiros, contato prolongado com água, terra ou ambientes úmidos e pelo uso por longo tempo de roupas muito justas e de tecido sintético ou calçados fechados. Estes fatores promovem a proliferação dos fungos, que tem predileção por umidade, calor e oleosidade.
O tratamento é realizado com medicações antifúngicas locais como cremes, loções e talcos e, dependendo da gravidade do quadro, pode ser utilizado um tratamento oral. Mais importante é a prevenção, tomando-se alguns cuidados simples:
-Evitar o uso de roupas de tecidos que não permitem a ventilação do corpo ou muito apertadas, dando preferência a tecidos leves como o algodão.
-Não utilizar calçados fechados por um longo período, alternando o uso dos sapatos em diferentes dias. Dê preferência as meias de algodão.
-Após o banho, secar-se bem, dando atenção especial as regiões de dobras e entre os dedos dos pés.
-Evitar usar por muito tempo roupas molhadas, como por exemplo, biquínis e calções de banho.
-Não utilizar objetos pessoais de outros como toalhas, pentes, escovas, sapatos, etc.
-Usar sempre luvas ao manipular terra e plantas, sobretudo em casos de cortes ou lesões nas mãos.
-Utilizar os próprios materiais de manicure como lixas, alicates e esmaltes.
Previna-se das Micoses!!!
Autora: Alice Cristiane Rangel Silveira , Biomédica e Especialista em Micologia e Mestranda em Biologia de Fungos da Universidade Federal de Pernambuco.
11H