Atendendo pleito do Deputado Sebastião Oliveira, a Secretaria de Agricultura do Estado, através do Gerente Técnico e de Operações do PRORURAL, Gutemberg Granjeiro Maciel, informa pelo Ofício nº 011/2012, que está em fase final de elaboração do projeto para construção do Abatedouro Regional de Serra Talhada, que atenderá os Municípios de Triunfo, Calumbí, Santa Cruz da Baixa Verde e possivelmente até São José do Belmonte e todos os distritos e povoados de Serra Talhada.
Estamos licitando uma empresa para fazer o estudo de regionalização destes empreendimentos em função do alto custo de implantação e de manutenção dos abatedouros, para atender a legislação.
Informa também que o Ministério Público Estadual e Federal está acompanhando este trabalho de perto, com reuniões quinzenais e assim como nós estamos convencidos que os municípios teriam bastante dificuldade financeira para manter estes equipamentos funcionando e o Estado não dispõe de recursos para financiar um grande numero de Abatedouros, isto porque independente do numero de abate mês os equipamentos são os mesmo.
Após várias iniciativas de lideranças comunitárias em pleitos encaminhados ao governo municipal e Ministério Público (MP), em função da negligência do próprio governo municipal para com o problema. As iniciativas não resultaram em solução para o Matadouro Municipal. A comunidade então resolveu acionar o deputado e pré-candidato a prefeito Sebastião Oliveira PR, que de pronto, entrou na cena e rapidamente os resultados começam aparecer.
Encaminhamos ao governo do Estado, através de ofício, pleito, no sentido de resolver definitivamente a questão do Matadouro Municipal de Serra Talhada que indevidamente ainda funciona na área de maior densidade demográfica do município. O Alto Bom Jesus merece respeito. Desabafou Sebastião, enfatizando que a comunidade não merece conviver com tal situação.
Articulamos com a base do governo Eduardo Campos, e como se trata de um assunto urgente para o Bom Jesus o governador assimilou o caráter especial dessa demanda, e hoje, estamos comemorando um passo importante pra solução definitiva de um dos maiores e mais greves problemas do Bairro Bom Jesus e do município, decretou Sebá. (De Jair Ferraz)
11H