A implantação do Núcleo de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (Núcleo Maria Lucilia da Silva – Creas/MSE), que atende jovens e adolescentes de Serra Talhada que cometeram algum ato infracional, foi um dos grandes vencedores do Concurso Nacional de Boas Práticas de Gestão, promovido pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Implantado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Núcleo garantiu a Serra Talhada o 20 lugar no concurso, entre os cerca de 1.700 municípios brasileiros de médio porte, ou seja, com população entre 50 e 100 mil habitantes. O secretário Josenildo Barbosa recebeu a premiação durante o XIV Encontro Nacional do Congemas, realizado de 21 a 23 de março, em Fortaleza (CE).
No Núcleo Maria Lucilia da Silva, jovens e adolescentes são acompanhados por equipes técnicas compostas por assistentes sociais, psicólogos, advogados, entre outros profissionais. O trabalho realizado garante ao município o primeiro lugar em Pernambuco e o segundo, no Brasil, na ressocialização de jovens, com um índice de menos de 5% de reincidência em ato infracional.
O Núcleo fica na Rua Cirilo Xavier, 443, Nossa Senhora da Penha, Centro.
11H