Notícias

Serra Talhada ganha primeira unidade de conservação de Pernambuco

Por: em 27/04/2013 às 18h45 atualizado em 27/04/2013 às 18h45

A Secretaria de Meio Ambiente e Igualdade Racial de Serra Talhada, depois de um logo período de luta política, conseguiu do governo do Estado a assinatura do Decreto no. 37.823/12, onde cria o Parque Estadual Mata da Pimenteira, na zona rural do município. Esta é a primeira unidade de conservação da natureza instituída em Pernambuco pelo governo do Estado no bioma caatinga. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no início da semana.

“E isso demonstra a importância de serra talhada no Estado na oferta das políticas de Meio Ambiente implantada no município. Para nós é uma grande conquista”, disse Luciano Duque. A criação da unidade é fruto da iniciativa do comitê estadual da reserva da biosfera da caatinga, UFRPE, Aspan e governo do Estado. A unidade de conservação está inserida numa propriedade do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), denominado Fazenda Saco, da de 3 km do centro da cidade, possuindo uma área aproximada de 887,24 hectares.

Na visão do secretário Municipal de Meio Ambiente, Euclides Ferraz, a criação do Parque Estadual Mata da Pimenteira irá ajudar o município a captar de recursos do ICMS – Ecológico, ou “ICMS Verde”. “Que será repassado para o município e desenvolver as política publicas de preservação do meio ambiente. Após esta conquista, estamos finalizando o geo-referenciamento da primeira área de unidade de conservação municipal que será a serra que dá nome ao município”, finalizou Ferraz. (assessoria)

Comentários

Desenvolvido por: