Há quem diga que clássico nunca tem favorito. Eu discordo. As circunstâncias pode apontar um que tem a possibilidade de sair de campo vitorioso. E apontar favorito não significa que esse time sairá de campo vitorioso. Não é um decreto, mas sim uma tendência.
Pois bem, nesta noite, no Clássico dos Clássicos decisivo pela Copa Sul-Americana, o Sport é favorito sobre o Náutico para avançar na competição. E falo no favoritismo do Sport até mesmo em vencer a partida. Além de ter um time mais organizado, o Rubro-negro está mais tranquilo por conta da vantagem criada no primeiro confronto. O time de Marcelo Martelotte abriu a vantagem de dois gols e, o que é melhor, não tomou gols em casa.
Para o segundo jogo, o treinador rubro-negro pode, se assim preferir, não mexer na equipe que encarou o Náutico no primeiro confronto. Isso é muito positivo. Mas se optar pela mudança, terá uma peça importante em campo. O atacante Marcos Aurélio, artilheiro da equipe, pode ser acionado no lugar de Roger, que, por sinal, foi o melhor jogador em campo no primeiro clássico. Martelotte sabe a equipe que tem nas mãos, sabe o que pode explorar. E, certamente, Sport vai jogar com o regulamento embaixo dos braços para não se desgastar, e tentar um gol para aumentar sua vantagem.
No Náutico, a pressão é grande. O técnico Jorginho está buscando o encaixe da equipe. Mas encontra dificuldades por não ter tempo e a sequência de maus resultados vai abatendo o elenco. Há cinco jogos que o time não consegue balançar as redes. Peças importantes do time não vem rendendo como se esperava. A confiança dos jogadores está no chão. E ainda existe a necessidade de fazer três gols (sem tomar nenhum) diante do rival rubro-negro para avançar. Ou fazer 2×0 e lutar pela vaga nos pênaltis.
Sinceramente, é difícil, muito difícil o Náutico assegurar a vaga. Mas não é impossível. Para isso, o time alvirrubro vai ter que mostrar um futebol que até agora, nesta temporada, não mostrou. Jorginho faz mistérios sobre a escalação da equipe. Pode ser uma tentativa de suurpreender o adversário. Mas acredito também que sua dúvida se deve também ao fato de estudar mais um pouco o seu próprio time e colocar a melhor formação.
Agora, vamos esperar a bola rolar. Esperamos que Sport e Náutico façam um grande jogo e honrem o status de Clássico dos Clássicos. (Blog do Torcedor)