A Uninassau, antiga Faculdade Maurício de Nassau, vai abrir um curso de medicina com 120 vagas por ano no Recife. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pelo reitor da instituição, Jânyo Diniz, e o coordenador do novo curso, Cláudio Lacerda. O campus será o das Graças.
“Há mais de quatro anos estamos trabalhando para abrir um curso de medicina na Nassau. Dois anos atrás recebemos as visitas de vistoria do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Medicina, que também tem que aprovar o curso,” disse Diniz. “Já temos todos os laboratórios e salas prontos. Se fosse preciso, já poderíamos começar as aulas amanhã (quinta).”
O processo de seleção será realizado dia 15 de julho, com as inscrições começando na próxima semana através do site da Uninassau. O vestibular é exclusivo para o curso de medicina. Nesta primeira etapa, serão 120 vagas disponíveis para duas turmas. A partir de 2013, serão 60 vagas no primeiro semestre e 60 no segundo.
“Este curso vem em um momento muito oportuno. O Brasil, e principalmente Pernambuco, está com uma falta de profissionais da saúde. Recife se tornou um grande polo médico. Cerca de 60% dos pacientes para transplante de fígado que recebemos no Oswaldo Cruz são de outro estado,” complementou Lacerda, que é chefe do serviço geral de cirurgia do Hospital Oswaldo Cruz.
A Uninassau fez uma parceria com o Estado, tendo a sua disposição todos os hospitais da rede pública estadual. Um convênio também foi feito com alguns privados, como o Hospital Santa Joana, Esperança e Memorial Guararapes.
ENEM – Neste primeiro vestibular, a nota do Enem não será utilizada, mas a partir de 2013 ela já começa a valer. O reitor disse que ainda não sabiam se a nota seria utilizada integralmente como primeira fase ou se seria usada uma porcentagem.
11H